Em 2023, Sport tem aproveitamento superior ao Cruzeiro, campeão da Série B 2022; veja os números

Sport x Cruzeiro
Sport x Cruzeiro

O Sport foi o último time a entrar em campo na Série B 2023. Com o foco dividido entre as finais do Pernambucano e da Copa do Nordeste, além dos jogos da Copa do Brasil, o Leão só fez a estreia no dia 30 de abril, quando empatou com o Novorizontino – e com um time reserva. Apesar da lacuna das duas primeiras rodadas da competição em aberta, o Leão já aparece na caça ao G4.

Ao lado do Atlético-GO e do Vila Nova-GO, o Sport é uma das três equipes ainda invictas na competição. O time comandado por Enderson Moreira venceu os três jogos realizados na Ilha do Retiro (com Guarani, Tombense e Botafogo-SP). Fora de casa, empatou com o Novorizontino e o Ituano.

Os 11 pontos somados levam o Leão à sétima colocação geral da competição – a três do Criciúma, equipe que abre o G4 e, coincidentemente, o próximo adversário rubro-negro na Série B, às 21h30 (de Brasília), desta quarta-feira (24), em Santa Catarina.

Em termos de aproveitamento, o Leão já figura entre os quatro melhores times do Brasileiro. Com 73% de aproveitamento, a equipe pernambucana tem o segundo melhor desempenho, atrás apenas do Vila Nova-GO, com expressivos 77%. O Vila, que tem um jogo a menos porque perdeu o duelo com o Sport. O outro jogo atrasado do Leão é com o CRB.

Aproveitamento superior ao do Cruzeiro de 2022

Para se ter um panorama do alto aproveitamento, o Cruzeiro, campeão da Série B do ano passado, terminou o Brasileiro com 78 pontos, ou 68% de aproveitamento. Caso mantenha o aproveitamento de 73%, o que é bastante alto, o Leão terminaria a competição com 83 pontos.

Apenas Corinthians (84 pontos, 74,5% de aproveitamento, em 2008), Portuguesa (81, em 2011) e Palmeiras (79, em 2013) fizeram mais pontos do que a Raposa em um título na Série B.

BASTIDORES DE UM DIA HISTÓRICO: SPORT 3×0 BOTAFOGO/SP

YouTube video