Figurando no G4 na maior parte da Série B, o Sport vive momento de oscilação. A vitória sobre o ABC pôs fim a um jejum de cinco jogos sem vencer. O mau momento da equipe, inclusive, gerou desconfiança em boa parte da torcida. Apesar da inconstância do último mês, o Sport de 2023 apresenta uma leve superioridade sobre o de 2019, levando em consideração a pontuação alcançada.
Atualmente em 3º lugar, o Leão soma 50 pontos, um a mais que os 49 do ano em questão, onde era o vice-líder. Nesta edição do Brasileirão, a equipe apresenta uma campanha com 14 vitórias, oito empates e seis derrotas. No último acesso, o desempenho a esta altura do campeonato era de 12 vitórias, 13 empates e apenas três derrotas.
Da última vez que ascendeu à Série A, a segundona do Brasileirão teve como campeão o RB Bragantino, que nadou de braçadas naquele campeonato e levantou a taça com certa tranquilidade.
No entanto, o atual certame é marcado pelo equilíbrio. Apenas seis pontos separam o líder Vitória (52) do sétimo colocado Vila Nova (46). Para fins de comparação, o RB Bragantino liderava a Série B após 28 rodadas com 57 pontos somados, 10 a mais que o Atlético-GO, que ocupava o terceiro lugar.
Em 2019, o América-MG acabou o campeonato na quinta posição, com 61 pontos e aproveitamento de 53,5%. No entanto, é possível que a conta seja um pouco mais elevada neste ano.
Com o desequilíbrio entre a metade de cima e a metade de baixo da tabela, as equipes que brigam para subir de divisão vêm pontuando mais em 2023 do que há quatro anos.
Prova disso é que o Criciúma, atual 5º colocado, soma 48 pontos e tem um aproveitamento de 57,1%. Supondo que esse percentual se mantenha, a equipe que quiser subir para a Série A, precisará somar entre 65 e 66 pontos.
COLETIVA DE ENDERSON MOREIRA (ABC x SPORT)
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.