Sport x Santos
Sport x Santos

Sport tenta repetir feito raro do Fortaleza para evitar rebaixamento; entenda

Às vésperas de encerrar o primeiro turno do Brasileirão, o Sport encara não apenas a tabela, mas também um retrospecto sombrio. Em 18 das 19 edições da Série A na era dos pontos corridos, o lanterna ao fim da 19ª rodada foi rebaixado.

A única exceção à regra foi o Fortaleza em 2022 que, após somar 15 pontos no turno inicial, reagiu de forma histórica e evitou a queda. A missão rubro-negra, porém, é ainda mais difícil. Com apenas seis pontos conquistados em 16 jogos e nenhuma vitória na competição, o Sport precisa somar nove pontos nos três compromissos que tem pela frente para igualar a campanha do Fortaleza naquele ano.

O caminho envolve duelos complicados contra Grêmio, Flamengo e Atlético-MG — dois deles fora de casa. Além disso, o Leão da Ilha vê um abismo de 12 pontos para o primeiro time fora do Z-4, o Vitória, que tem dois jogos a mais.

A situação foi debatida no Podcast45, onde o jornalista Cassio Zirpoli apontou que a reação é improvável, especialmente pela baixa perspectiva de pontuar nos confrontos atrasados.

“Dificilmente esses jogos mudariam isso. Com a vitória valendo três pontos, não tem como celebrar grão em grão. A realidade está posta: são 16 jogos e o time não tem uma vitória. São 12 pontos de diferença e uma margem praticamente impossível de ser tirada. Como é que vai tirar 12 pontos se o time não vence ninguém?”, destacou Zirpoli.

Sport x Santos
Sport x Santos

O também jornalista Kauê Diniz complementou o diagnóstico apontando a falta de peças decisivas como principal empecilho.

“O time não tem qualidades individuais para enxergar que essa remontada vai acontecer. Até porque quem ajudou a melhorar foram essas figuras mais coadjuvantes do que protagonistas no futebol brasileiro. A cobrança da falta de qualidade ainda é grande. Por isso, eu não consigo enxergar uma evolução do Sport em termos de pontuação para, ao menos, não fazer feio”, analisou.

Apesar das recentes chegadas de reforços como o zagueiro Ramon, o meia-atacante Matheusinho e o atacante Derik Lacerda, a missão do Sport é considerada das mais complicadas desde a implementação dos pontos corridos. Resta saber se o clube conseguirá contrariar a estatística — ou apenas reforçar o peso do histórico.