Com o rebaixamento já confirmado, o Sport vive dias de reconstrução emocional na reta final da temporada. Ainda assim, o duelo deste domingo (23), contra o Vitória, na Ilha do Retiro, pode ganhar contornos especiais dentro do clube.
A oportunidade de encerrar um jejum incômodo diante do rival baiano. O Leão pernambucano não supera o Vitória há seis anos, acumulando resultados que reforçam a dificuldade recente no confronto.

A última vitória aconteceu em 8 de junho de 2019, pela Série B, quando o Rubro-negro pernambucano venceu por 3 a 1 com grande atuação de Guilherme, atualmente no Santos, autor de dois gols. Charles Rigon, hoje no Corinthians, marcou o terceiro.
O Vitória descontou com Anselmo Ramon, hoje jogador do Goiás. Desde então, as equipes se encontraram em seis partidas, e o Leão da Ilha não conseguiu repetir o protagonista daquele dia. Foram três triunfos do Vitória e três empates, incluindo o eletrizante confronto do primeiro turno.
Na ocasião, o Rubro-negro baiano marcou o gol da virada aos 49 minutos do segundo tempo, mas o Leão da Ilha buscou o empate heróico aos 54, selando o 2 a 2. Mesmo com o cenário desfavorável no campeonato, a partida na Ilha do Retiro surge como chance de reação emocional e simbólica.
Encerrar a sequência negativa contra o Leão da Barra pode representar, para o Rubro-negro pernambucano, um passo importante na tentativa de reencontrar competitividade antes do fim da temporada.

Retrospecto recente
- Vitória 2×2 Sport – Brasileirão 2025
- Vitória 1×0 Sport – Copa do Nordeste 2025
- Vitória 1×0 Sport – Série B 2023
- Sport 1×2 Vitória – Série B 2023
- Sport 1×1 Vitória – Copa do Nordeste 2020
- Vitória 2×2 Sport – Série B 2019
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.
