Igor Cariús - Sport
Igor Cariús - Sport

Diretor do Sport explica renovações de Rafael Thyere e Igor Cariús após críticas: “Têm história dentro do clube”

Com o rebaixamento confirmado para a Série B de 2026, o Sport inicia um período de avaliação profunda do elenco, que atualmente conta com 38 jogadores já contratados para a próxima temporada.

O número elevado de atletas e a presença de salários acima do padrão da Segunda Divisão obrigam o clube a fazer ajustes internos e, dentro desse contexto, duas renovações continuam sendo alvo de discussão entre os torcedores: Rafael Thyere e Igor Cariús.

Rafael Thyere - Sport
Rafael Thyere – Sport

Os contratos de ambos foram estendidos ainda durante a disputa do Brasileirão, mesmo em meio a atuações que não vinham agradando à torcida. A decisão, tratada com estranhamento por grande parte dos rubro-negros, ganhou ainda mais repercussão após a queda ser sacramentada.

Depois da goleada sofrida para o Flamengo, o executivo de futebol Thiago Gasparino comentou pela primeira vez sobre as renovações e explicou os critérios adotados pela diretoria no processo.

“São critérios que nós analisamos internamente. São atletas que têm história dentro do clube. Chegou um momento da temporada em que nós tínhamos que desenhar cenários ‘A’ e ‘B’. E o clube entendeu que, naquele momento, os atletas fariam sentido para a temporada de ambos os cenários para 2026. Esses foram os critérios e eles acabaram renovando os contratos”, afirmou.

Thiago Gasparino, Sport - Foto: Paulo Paiva/SCR
Thiago Gasparino, Sport – Foto: Paulo Paiva/SCR

O caso que mais gerou debate foi o do zagueiro Rafael Thyere. Aos 32 anos, ele iniciará sua oitava temporada com a camisa rubro-negra. Apesar da identificação com o clube, suas diversas lesões e o desempenho abaixo do esperado em 2025 fizeram parte da torcida questionar sua utilidade.

A renovação de Igor Cariús seguiu a mesma linha de surpresa. O lateral, que irá para sua quarta temporada no Sport, também teve um rendimento aquém do esperado ao longo do ano.

A decisão da diretoria de estender seu contrato foi duramente criticada nas redes sociais, especialmente diante da queda iminente que já vinha se desenhando.