Um novo milagre? Sport torce para que o raio caia pela 2ª vez no mesmo lugar; Entenda

Sport de olho no acesso
Sport de olho no acesso

Na física, não existe impedimento algum para que um raio possa atingir duas vezes o mesmo local. Porém, para o Sport, é preciso que as leis universais se apliquem ao futebol. Em 2011, quando o time entrou no G4 restando duas rodadas, o cenário era bem mais favorável. Naquele ano, o Sport era o sexto colocado na 36ª rodada.

Com 55 pontos, tinha três a menos que o Bragantino, o 4º com 58, e dois a menos que o Vitória, que era o 5º colocado. Os dois adversários perderam na rodada 37 e o Sport entrou no G4, chegando à última rodada na zona de acesso. O triunfo sobre o Vila Nova garantiu o Sport na Série A de 2012.

Hoje, o time está cinco pontos atrás do Bahia e seis atrás do Vasco. Para sonhar com a vaga no G4 sem depender de duas estrondosas goleadas para tirar a diferença de mais de dez gols de saldos para os rivais, o Leão tem que vencer os seus dois jogos restantes e torcer para que os baianos não somem mais nenhum ponto.

Pelo menos, o Avaí é prova de que o raio pode, sim, atingir o mesmo lugar mais de uma vez. Em 2014 os catarinenses conquistaram o acesso na última rodada, enquanto no ano passado o time comandado por Claudinei Oliveira entrou para o G4 na penúltima. Porém, nenhum outro precisou reverter uma distância tão significativa como a do Sport hoje.

Cenários do G4 da Série B na 36ª rodada

2006 – Não alterou

2007 – Não alterou

2008 – Não alterou

2009 – Não alterou

2010 – Não alterou

2011 – Sport entrou na rodada 37

2012 – Não alterou

2013 – Figueirense entrou na rodada 37

2014 – Avaí entrou na rodada 38

2015 – Não alterou

2016 – Não alterou

2017 – Não alterou

2018 – CSA saiu, mas voltou ao G4 no fim

2019 – Atlético-GO saiu, mas voltou ao G4 no fim

2020 – Juventude entrou na rodada 37

2021 – Avaí entrou na rodada 37

OUTROS ANOS EM QUE O G4 MODIFICOU NAS DUAS ÚLTIMAS RODADAS

2013 – Figueirense repete feito do Sport

Palmeiras, como campeão, e Chapecoense já haviam garantido suas vagas na Elite. Sport e Icasa, ambos com 59, completavam o G4. Ceará, também 59, Figueirense e América-MG, ambos com 56, ainda tinham chances. O Icasa acabou perdendo nas duas rodadas seguintes, enquanto o Figueirense tomou a vaga com uma vitória e um empate, contando ainda com duas derrotas do Ceará.

2014 – Avaí apronta

Joinville e Ponte Preta já estavam garantidos na Série A. O Boa Esporte era o 4º com 56 pontos, mesma situação para Atlético-GO e Avaí, que tinham uma vitória a menos. Na rodada seguinte, as posições se mantiveram, com os três times vencendo. Porém na 38ª, só o Avaí venceu, e conseguiu assegurar a última vaga.

2018 – CSA saiu, mas voltou

Num cenário mais equilibrado até então, CSA, Goiás e Avaí brigavam pelas últimas três vagas, contra Ponte Preta, Londrina, Vila Nova e Atlético-GO. Dos três que estavam no G4, só o CSA perdeu na rodada 37 e caiu de vice-líder para o 5º lugar. Porém, com o empate da Ponte, o Azulão venceu e voltou ao 2º lugar direto, ultrapassando até Avaí e Goiás, que também tropeçaram na rodada final e subiram mesmo assim.

2019 – Atlético-GO também fez parecido

O Atlético-GO fez um movimento semelhante, porém numa briga mais particular. O Dragão era o 4º colocado na rodada 36, dois pontos à frente do América-MG. Os goianos empataram e foram ultrapassados com a vitória do Coelho na rodada 37. Mas os mineiros perderam seu último jogo e um novo empate foi o suficiente para o acesso do Atlético-GO.

2020 – Juventude rouba a cena

Na rodada 36, o CSA era o 4º colocado com 56 pontos, tendo o Juventude na cola, com um ponto a menos. Os alagoanos empataram na rodada seguinte, enquanto os gaúchos venceram os dois jogos restantes e tomaram a vaga.

2021 – Avaí, de novo

Os catarinenses parecem gostar de emoções na reta final. No ano passado, o Avaí era o 5º colocado com 58 pontos, um a menos que o Guarani, 4º lugar. O Bugre perdeu na rodada 37, enquanto o Leão de Claudinei Oliveira venceu seus dois últimos jogos e não largou mais a vaga na Série A.

COLETIVA DE CLAUDINEI OLIVEIRA (LONDRINA x SPORT)

YouTube video