O Sport começa o segundo turno do Campeonato Brasileiro em cenário preocupante. Segundo cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o clube pernambucano tem 86,9% de risco de rebaixamento para a Série B em 2026.

Lanterna da competição, o Leão soma apenas nove pontos em 17 partidas disputadas e ainda possui duas partidas atrasadas do primeiro turno: contra o Flamengo, na Ilha do Retiro, pela 12ª rodada, e diante do Atlético-MG, na Arena MRV, pela 14ª rodada.
Apesar da ameaça real de queda, o time vive um momento de recuperação. No último fim de semana, venceu o Grêmio, fora de casa, por 1 a 0 — seu primeiro triunfo no torneio. Com o resultado, chegou a quatro jogos de invencibilidade, acumulando três empates e uma vitória.

Ainda de acordo com a UFMG, a probabilidade de classificação para a Copa Sul-Americana de 2026 é de apenas 2,1%. O técnico Daniel Paulista destacou a evolução da equipe:
“Hoje o Sport joga um futebol que consegue enfrentar os adversários da Série A com igualdade, o que não vinha acontecendo. Mais uma vez bem fora de casa, equilibrado, consciente, com uma estratégia de jogo definida e bem posicionado dentro de campo.”
O Leão volta a campo neste sábado (16), às 18h30 (de Brasília), contra o São Paulo, na Ilha do Retiro, pela 20ª rodada do Brasileirão. A partida marcará o início da caminhada no returno, que será decisiva para o futuro do clube na elite.
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.