Bomba! Sport usará caso do Ceará para evitar perda de ponto do jogo contra o Vasco; Veja detalhes

PM de Pernambuco afirma que garantiu segurança para Sport x Vasco
PM de Pernambuco afirma que garantiu segurança para Sport x Vasco

O departamento jurídico do Sport vai usar o resultado do julgamento do Ceará no STJD para se defender da possível perda do ponto conquistado no jogo contra o Vasco, pela 35ª rodada da Série B, por causa da invasão de campo de parte da torcida. Na última sexta-feira, a equipe cearense também corria o risco de perda de pontos por invasão de torcida no STJD. O que não aconteceu.

Caso o tribunal tenha um entendimento diferente e tire o ponto do Sport, declarando o Vasco vencedor da partida, o Leão não terá mais chance de acesso à Série A, enquanto o clube carioca estará matematicamente classificado. No atual cenário, os pernambucanos ainda possuem uma ínfima chance de acesso, enquanto os cruzmaltinos fazem confronto direto contra o Ituano, em Itu, jogando por um empate.

No caso do clube cearense, não houve punição com perda de pontos por três votos a dois. Mas os auditores entenderam que o caso foi diferente do que aconteceu na Ilha do Retiro, já que no Castelão a confusão começou nas arquibancadas e a invasão foi um “plano de evacuação” para que as pessoas fugissem do tumulto. Importante destacar que as comissões julgadoras são diferentes.

Vale destacar que o Sport entrou com um pedido de adiamento do julgamento da próxima quinta-feira para depois da Série B, sob a alegação que a decisão poderá influenciar a última rodada da competição. Os jogos envolvendo o acesso à Série A estão marcados para o domingo.

“Acabamos de ter o caso do Ceará que foi até pior e não teve perda de ponto da partida. Vamos usar esse caso e outros na nossa defesa”, adiantou o vice-presidente jurídico do Sport, Rodrigo Guedes.

Entendimento que é o mesmo do advogado especializado em direito esportivo Luís Eduardo Barbosa, que também aponta a interferência direta na briga pelo acesso como um dos motivos pelo qual o STJD não deve declarar o Vasco vencedor da partida. Inclusive, Bahia e Ituano já entraram com pedido de inclusão no julgamento do Sport como terceiros interessados.

“A decisão no caso do Ceará já é um indicativo do tribunal de que não deve haver perda de pontos no julgamento envolvendo Sport e Vasco. A situação foi grave, mas não ao ponto dessa decisão”, avaliou.

No entanto, com relação à possível multa e perda de pontos por parte do Sport, Luís Eduardo Barbosa acredita em punição severa. O Ceará, nesse caso, recebeu multa de R$ 100 mil e perda de seis mandos de campo.

“O tribunal deve adotar a pena máxima em termos de multa. Com relação a perda de mando, acredito em algo como seis a oito jogos de punição”, avaliou o advogado.

Vale ressaltar que como o Sport não tem mais jogos a cumprir como mandante nesta Série B, uma provável punição de perda de mandos só deverá ser cumprida no Campeonato Brasileiro de 2023.

BASTIDORES DE SPORT 5×1 OPERÁRIO

YouTube video