Depois de mais de um ano paralisado por entraves judiciais, o repasse de R$ 3 milhões da Prefeitura do Recife destinado aos três principais clubes da capital — Náutico, Sport e Santa Cruz — será finalmente liberado.
Cada agremiação receberá R$ 1 milhão, por meio de um convênio intermediado pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF). O recurso estava previsto para ser entregue ainda em 2024, mas impedimentos legais e pendências na documentação dos clubes impossibilitaram o repasse direto.
Diante disso, a alternativa encontrada foi formalizar os acordos em nome da FPF. Agora, resta apenas o aval final da Procuradoria Geral do Município para que os valores possam ser transferidos.

Evandro Carvalho, presidente da FPF, explicou que os convênios assinados em nome da federação foram a solução jurídica para garantir a liberação dos recursos.
“Em virtude de obstáculos burocráticos e legais, os clubes não puderam receber os valores diretamente. A federação assumiu a responsabilidade formal e vai repassar os valores de forma integral”, declarou, em entrevista ao programa Momento Esportivo, da Rádio Clube.
Em troca dos recursos públicos, os clubes terão a responsabilidade de desenvolver iniciativas sociais em comunidades vizinhas às suas sedes. As ações devem englobar práticas esportivas, culturais e educativas, com o objetivo de promover a inclusão social e incentivar o esporte amador e de base.
A medida, resultado de uma parceria entre a gestão municipal e a FPF, visa não apenas o fortalecimento institucional de Náutico, Sport e Santa Cruz, mas também gerar impactos positivos nas áreas carentes da cidade, onde a relação com os clubes é histórica e afetiva.

Além do apoio da Prefeitura, a FPF também garantiu um novo reforço financeiro — proveniente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) — para Náutico e Santa Cruz, com o intuito de ampliar a capacidade de investimento das equipes e colaborar na briga pelo acesso.
“Santa Cruz e Náutico são fundamentais para o cenário esportivo de Pernambuco, e seu retorno às divisões superiores é estratégico. Também estamos atentos ao bom momento do Central, que vive um período de estabilidade financeira”, concluiu Evandro.
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.