NE10
Em uma partida movimentada, o Sport bateu o Belo Jardim por 3×2 na noite desta quarta-feira na Ilha do Retiro pela 13ª rodada do Pernambucano Coca-Cola. Marcelinho Paraíba, Tobi e Willians marcaram para o Sport, enquanto Laércio e Fernadinho anotaram para o Calango. O resultado positivo, combinado ao empate do Náutico com o América no Ademir Cunha, devolve o Leão para a vice-liderança com 27 pontos. O Belo Jardim continua com os mesmos 15 na nona posição.
Na próxima rodada o Sport encara o Petrolina no Paulo Cunha, em Petrolina, enquanto o Belo Jardim recebe o Ypiranga no Mendonção, em Belo Jardim. Ambos os jogos acontecem no domingo.
O JOGO – O Sport começou o primeiro tempo com uma postura bastante ofensiva. Marcando a saída de bola do Belo Jardim, o Leão conseguia roubar bolas importantes no meio de campo. A movimentação do meio junto com a dupla de ataque Jael e Jheimy também rendia boas oportunidades no início de partida. Com esse volume de jogo, não tardou muito para que o gol do Sport surgisse. Aos 5 minutos, Jheimy rouba bola e sofre falta pelo lado direito próximo à grande área. Na cobrança, Marcelinho Paraíba manda direto para o fundo das redes fazendo um belo gol para festa na Ilha do Retiro.
O golaço do meia rubro-negro seria somente um cartão de boas vindas para o que estaria por vir na primeira etapa. Com uma movimentação inteligente e com passes precisos, Marcelinho criava as melhores chances do Sport em campo. A dificuldade era grande para a marcação do Belo Jardim encontrar o atleta leonino.
Mas Marcelinho Paraíba não era o único destaque na criação das jogadas. A partir dos 15 minutos, as subidas dos laterais Renato e Renê também ofereciam perigo. Em um desses cruzamentos, feito por Renato, Jael quase amplia o placar. Contudo o atacante falhou na subida para o cabeceio.
A constante perda de gols pelo Sport é um ponto negativo que pode ser apontado no primeiro tempo. A dupla Jael e Jheimy perdeu no mínimo uma chance clara de gol cada um. Além disso, o Rubro-negro também criou oportunidades com Bruno Aguiar, Marcelinho Paraíba e Diogo. Todos, porém, encontraram o goleiro do Belo Jardim Delone, que fazia uma boa partida.
Para não dizer que apenas se defendeu, o Belo Jardim bem que tentou sair nos contra-ataques. No entanto, as chances foram poucas devido a boa defesa do Leão. Na melhor delas, o atacante. Chicão perdeu gol de frente para Magrão.
O Calango ainda tentou pressionar no final do primeiro tempo, mas nada que alterasse o marcador. O Sport desceu para os vestiários com a vantagem no placar, ainda que fosse uma vantagem mínima. O placar de 1×0 acabou por ser injusto pelo que o Rubro-negro produziu.
SEGUNDO TEMPO – Depois de uma queda de energia que provocou um atraso de aproximadamente 20 minutos, o segundo tempo começou na Ilha. E como no primeiro, o Sport veio melhor postado em campo com mais ofensividade. Também como na etapa inicial, o Leão chegou rápido ao seu gol. Aos 6, após cobrança de falta de Marcelinho Paraíba, Tobi tocou de cabeça e ampliou o placar.
No entanto, o apagão que ocorreu no intervalo parece ter se transferido para o time do Sport no segundo tempo. Em menos de cinco minutos, o Belo Jardim chegou ao empate com Laércio aos 10 e Fernadinho aos 12. No primeiro lance, a bola foi na trave antes de sobrar para o zagueiro que não exitou em mandar para o fundo das redes. Já no segundo, o lateral do Belo Jardim desceu pela esquerda e chutou cruzado vencendo Magrão que nada pôde fazer para impedir.
O que se viu depois foi uma inversão de papéis ao que ocorreu no primeiro tempo. O Sport era quem corria atrás do Belo Jardim que passava a criar mais chances de perigo. Em uma delas, o Calango quase vira. Após cruzamento na área, aos 18, Chicão dá o carrinho na área, mas chega atrasado perdendo a chance.
O Sport estava perdido em campo. Faltava criação e movimentação no meio rubro-negro enquanto a zaga batia cabeça e errava muito na sáida na bola.
No entanto, o Leão tem Marcelinho Paraíba, que mesmo um pouco abaixo do rendimento do primeiro tempo ainda era um dos poucos lúcidos em campo. E em uma das participações do meia, houve o cruzamento na área para que Willians tocasse de cabeça e virasse herói e desempatasse a partida. Na comemoração, o desabafo de um jogador que foi bastante criticado pelo seu desempenho abaixo da média com a camisa do Sport. Foram abraços do grupo e do técnico Mazola, que era um dos que mais comemorava o gol de Willians.
O gol deu mais tranquilidade ao Sport que passou a tocar a bola melhor. O jogo ficou aberto no final com o Belo Jardim se lançando com tudo, mas graças a Magrão, o Leão saiu com a vitória da Ilha do Retiro.
FICHA DA PARTIDA – Sport 3×2 Belo Jardim
Sport: Magrão; Renato(Thiaguinho), Tobi, Bruno Aguiar e Renê; Hamilton, Rivaldo, Diogo(Milton Júnior) e Marcelinho Paraíba; Jael e Jheimy(Willians). Técnico Mazola Júnior.
Belo Jardim: Delone; Parral, Daniel, Laércio e Fernandinho(Pintado); Fabio Recife, Eduardo Eré, Júnior Borracha e Rogério Manaus; Chicão(Tiago Santos) e Candinho(Douglas). Técnico: Levinha.
Local: Ilha do Retiro. Árbitro: Ricardo Tavares. Assistentes: Albert Júnior e Charles Rosas. Gols: Marcelinho Paraíba, Tobi e Willians para o Sport; Laércio e Fernadinho para o Belo Jardim. Amarelos: Willians para o Sport; Parral, Eduardo Eré e Rogério Manaus pelo Belo Jardim. Público: 15.345. Renda: R$ 89.765,00.
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.