A derrota por 4 a 0 para o Cruzeiro, neste domingo (11), na Ilha do Retiro, não foi apenas a pior do Sport no atual Campeonato Brasileiro Série A. Ela também trouxe à tona uma lembrança amarga que não se repetia há quase duas décadas: a última vez que o Leão da Ilha havia perdido por uma diferença de quatro gols em casa, pela elite do futebol nacional, foi em 2007, quando levou um 5 a 1 do Internacional, também em Recife.
Aquele ano marcou a primeira participação do Sport no formato de pontos corridos da Série A. Apesar da goleada sofrida na ocasião, o clube conseguiu evitar o rebaixamento e terminou a competição na 14ª colocação.
Já considerando partidas como visitante, o clube rubro-negro não sofria um revés por 4 a 0 na Série A desde 2018, quando foi goleado pelo Athletico-PR na Arena da Baixada. Naquele ano, o final foi trágico: o Sport terminou na 18ª colocação e foi rebaixado para a Série B.
O trauma em todas as competições
O pesadelo do placar elástico também foi visto mais recentemente em outras competições. A última vez que o Sport perdeu por 4 a 0, considerando todos os torneios, havia sido em 2021, também na Ilha do Retiro, em partida válida pela Copa do Nordeste. Na ocasião, o algoz foi o Ceará, e o time pernambucano acabou eliminado ainda na fase de grupos, na lanterna de sua chave. Na mesma edição, o Leão ainda amargou outro 4 a 0, dessa vez diante do Bahia, em Salvador.
O alerta está ligado na Ilha do Retiro. Além da lanterna na tabela da Série A 2025, o clube volta a reviver resultados que marcaram campanhas preocupantes do passado — algo que a torcida espera ver mudado com urgência.

Calendário completo do Sport para as próximas rodadas:
11/05 – Campeonato Brasileiro – 8ª rodada – DOM – 16:00
Cruzeiro
17/05 – Campeonato Brasileiro – 9ª rodada – DOM – 16:00
Ceará
25/05 – Campeonato Brasileiro – 10ª rodada – DOM – 16:00
Internacional
01/06 – Campeonato Brasileiro – 11ª rodada – QUI – 11:00
Mirassol

Veja também:
Saiba mais sobre o Leão da Ilha pelo Whatsapp
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.