Vídeo mostra xenofobia de torcedores do Criciúma contra o Sport: “Brasil é Sul”

Sport de olho no Criciúma
Sport de olho no Criciúma

Sport relatou um caso de xenofobia ocorrido em Santa Catarina, após ouvir insultos vindos de parte da torcida do Criciúma, adversário do time pernambucano no estádio Heriberto Hülse. O clube fará uma denúncia à CBF e registrou imagens do ocorrido. As imagens do vídeo em questão foram captadas de dentro do campo e mostram um torcedor gritando “Brasil é Sul” na direção da delegação do Sport, que estava reunida próxima ao banco de reservas dos visitantes.

Ao longo dos 42 segundos de imagem, há também pelo menos outros três torcedores que dizem “Fora”, “Vão embora” e “Aí ô trouxa” – enquanto membros da segurança do estádio tentam conter os envolvidos. O Sport ainda tem outras imagens registradas pelas câmaras, mas que não foram divulgadas.

Após o ocorrido, a comissão técnica rubro-negra conversa com o delegado da partida, Guilherme dos Santos Gomes, ainda dentro de campo, para denunciar o episódio. O preparador de goleiros do Leão, Jorcey Anísio, disse inclusive que tratava-se de um crime.

O crime de xenofobia está previsto no artigo 20 da Lei 7.716/89 – a Lei de Combate ao Racismo – em que os infratores estão sujeitos à reclusão de um a três anos e multa.

COLETIVA DE ENDERSON MOREIRA (CRICIÚMA x SPORT)

YouTube video