Sport e Náutico vão escrever um novo capítulo nesta quarta-feira (20), às 21h30, pelo Nordestão, na Arena de Pernambuco. E o embate será o nono entre as equipes em confrontos válidos pela Copa do Nordeste, onde o Leão tem a vantagem: cinco vitórias contra três do Timbu.
Do primeiro duelo em 2001 até o último em 2023, foram confrontos disputados em diferentes contextos. Tem mata-mata, quebra de tabu e goleada. Uma curiosidade, aliás, é que os rivais nunca empataram na competição.
Sport 1 x 2 Náutico – Primeira fase do Nordestão de 2001
O Timbu foi até a Ilha do Retiro e carimbou a estreia do técnico Levir Culpi no comando do Rubro-negro. Embalado na primeira fase, o Náutico ganhou por 2 x 1, com gols de Rafael e Marcelo Passos. Fabinho descontou para o Leão.
Náutico 0 x 1 Sport – Semifinal do Nordestão de 2001
Os rivais voltaram a se enfrentar no torneio, mas dessa vez em jogo único de mata-mata nos Aflitos. E deu Leão. Com gol de Ricardinho, o Sport bateu o Náutico por 1 x 0, quebrou a invencibilidade do Timbu na competição e conquistou vaga na decisão do Nordestão de 2001, onde perdeu para o Bahia.
Os alvirrubros até hoje questionam a não marcação de um possível pênalti em cima do atacante Edil Highlander.
Náutico 0 x 1 Sport – Primeira fase do Nordestão de 2002
No ano seguinte, novamente na primeira fase, um novo Clássico dos Clássicos. E triunfo do Leão. O Sport chegou para o confronto com poucas chances de classificação ao mata-mata, enquanto o Timbu vivia melhor momento. Contudo, com um golaço de Djalma, o Rubro-negro ganhou por 1 x 0. Porém, na sequência não conseguiu avançar, enquanto o Alvirrubro caiu diante do Bahia na semi.
Sport 0 x 1 Náutico – Primeira fase do Nordestão de 2014
Os rivais voltaram a disputar um Clássico dos Clássicos na Copa do Nordeste somente em 2014, com duelos de ida e volta na primeira fase. E deu Náutico na segunda rodada. O Timbu bateu o Sport por 1 x 0, com gol de Zé Mário, e, além dos três pontos, quebrou o tabu de dez anos sem ganhar do Rubro-negro na Ilha do Retiro. Antes, a última vitória tinha sido em 2004.
Depois do jogo, inclusive, o então técnico do Náutico, Lisca, subiu no alambrado e comemorou com a torcida alvirrubra.
Náutico 0 x 3 Sport – Primeira fase do Nordestão de 2014
Na volta, porém, o Rubro-negro deu o troco. Em duelo na Arena de Pernambuco, o Sport goleou o Náutico por 3 x 0, com gols de Ananias, Érico Jr e Neto Baiano, que provocou o técnico Lisca na comemoração do terceiro gol. Ao fim da primeira fase, o Rubro-negro avançou e, posteriormente, sagrou-se campeão, enquanto o Timbu não se classificou para o mata-mata.
Náutico 2 x 0 Sport – Primeira fase do Nordestão de 2020
As equipes voltaram a se enfrentar na primeira fase da Copa do Nordeste de 2020. E com vitória alvirrubra. Com gols de Ronaldo Alves e Jean Carlos, o Timbu bateu o Rubro-negro por 2 x 0, nos Aflitos, e ficou com os três pontos.
Sport 3 x 2 Náutico – Primeira fase do Nordestão de 2022
O Clássico dos Clássicos aconteceu novamente em 2022 na primeira fase do Nordestão e o Leão levou a melhor. Em confronto na Ilha do Retiro, o Sport ganhou por 3 x 2, com três gols do atacante Mikael, que fez a sua última partida com a camisa do Leão – após o jogo, teve a negociação com a Salernitana-ITA finalizada.
Os gols do Alvirrubro, que começou ganhando, foram marcados por Robinho e Kauan Maranhão, que ainda está no elenco alvirrubro.
Náutico 0 x 2 Sport – Primeira fase do Nordestão de 2023
No ano passado, no último embate entre as equipes pela Copa do Nordeste, o Sport levou a melhor. Com gols de Fabinho e Luciano Juba, o Rubro-negro bateu o Náutico por 2 x 0, nos Aflitos, e ficou com os três pontos da primeira fase.
BASTIDORES DA CLASSIFICAÇÃO (SPORT x SANTA CRUZ)
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.