O Sport acabou derrotado pelo São Paulo, por 2 x 0, no primeiro jogo das oitavas da Copa do Brasil. Os gols da partida foram marcados por Luciano e Marcos Paulo, ambos no segundo tempo. A última derrota rubro-negra na Ilha do Retiro havia acontecido em fevereiro de 2022, quando o Leão perdeu por 1 a 0 para o Botafogo-PB, em duelo válido pela primeira fase da Copa do Nordeste.
A partida de volta será no dia 1º de junho, às 19h30, no Morumbi, em São Paulo. Uma classificação para a próxima fase do torneio rende uma ótima quantia financeira. Quem avançar às quartas de final, vai embolsar R$ 4,3 milhões. O Sport volta a campo no sábado (20), às 16h, contra o Botafogo-SP, na Ilha do Retiro, pela Série B do Campeonato Brasileiro.
SPORT 0 X 2 SÃO PAULO – COPA DO BRASIL – MELHORES MOMENTOS
O que aconteceu na partida entre Sport e São Paulo
Sem poder contar com Igor Cariús, um dos oito jogadores afastados por 30 dias pelo STJD por conta das investigações na Operação Penalidade Máxima, Enderson Moreira fez o simples e escalou Felipinho na lateral esquerda. Já Dorival Júnior preferiu um time com mais mobilidade, com Wellington Rato e Michel Araújo pelas pontas.
O São Paulo começou melhor, com mais posse de bola. O Sport, diferente do apresentado em toda a temporada, não marcou sobre pressão. Porém, a primeira chance mais perigosa foi do Leão. Aos 13 minutos, após lançamento de Sabino, a bola sobrou na direita para Edinho, que cruzou para Fabinho cabecear na pequena área. Rafael defendeu à queima-roupa. O São Paulo respondeu aos 22, em arrancada de Rodrigo Nestor, que desviou em Rafael Thyere e saiu perto da trave de Renan.
O Sport quase abriu o placar aos 30. Em grande jogada individual, Vágner Love passou por dois adversários e bateu da entrada da área. O goleiro Rafael se esticou todo e espalmou para escanteio. Com Juba e Jorginho sumidos, o Leão tentou forçar o jogo em cruzamentos, mas que não levaram ao gol. O São Paulo, que teve 62% de posse de bola no primeiro tempo, voltou a chegar com perigo aos 42, com Michel Araújo, mas Renan estava atento.
As duas equipes voltaram para o segundo tempo com as mesmas formações. Entretanto, logo aos quatro minutos, Edinho se lesionou e foi substituído por Wanderson. O jogo seguia equilibrado, mas aos 16 minutos a situação do Leão se complicou. Fabinho fez uma falta em Michel Araújo no meio de campo e recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso e deixando o time da casa com um a menos em campo.
Logo de cara, Dorival Junior mudou três jogadores. Luciano, Gabriel Neves e Marcos Paulo entraram nos lugares de Wellington Rato, Alisson e Marcos Araújo. No Sport, Enderson Moreira sacou Jorginho para a entrada de Pedro Martins. E logo as mudanças deram resultado para os paulistas. Aos 25, de carrinho, Luciano mandou para o gol, após lindo passe de Marcos Paulo: 1×0.
E ainda tinha mais. Aos 43, em uma arrancada pelo lado direito, Calleri cruzou e Marcos Paulo completou na pequena área: 2 a 0. Placar final na Ilha do Retiro.
Ficha do jogo
Local: Ilha do Retiro, no Recife
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO)
Assistentes: Nailton Júnior de Souza Oliveira (FIFA-CE) e Leone Carvalho Rocha (CE)
Quatro árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Árbitro de Vídeo: Rodrigo D’Alonso da Silva (FIFA-SC)
Gols: Luciano, 25/2ºT e Marcos Paulo, 43/2ºT (SP)
Cartões amarelos: Jorginho e Fabinho (SPT); Beraldo, Rafinha e Rodrigo Nestor (SP)
Cartão vermelho: Fabinho (SPT) aos 16 do 2º tempo
Público: 22.889
Renda: R$ 981.850,00
Sport 0
Renan; Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino e Felipinho; Fabinho, Ronaldo Henrique (Fábio Matheus) e Jorginho (Pedro Martins); Edinho (Wanderson), Vágner Love (Gabriel Santos) e Luciano Juba (Ítalo). Técnico: Enderson Moreira
São Paulo 2
Rafael; Arboleda, Beraldo, Patryck, Rafinha; Pablo Maia, Michel Araujo (Marcos Paulo), Wellington Rato (Luciano), Alisson (Gabi), Calleri e Nestor. Técnico: Dorival Júnior
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.