Sport ‘carimba’ faixa do Paulista

A vitória por 2×1 sobre o campeão da Copa do Brasil, ontem, em Jundiaí, valeu mais para o Sport do que o fim de um jejum em várias versões: além de ter acabado com a invencibilidade do Paulista, no Estádio Jaime Cintra, na Série B do Campeonato Brasileiro, o time pernambucano venceu pela primeira vez fora de casa, “ressuscitou” o atacante Vinícius e ainda voltou a figurar no G8, grupo dos oito clubes mais bem colocados na competição.

Antes do jogo, o Paulista fez festa. Mesmo com a presença de pouco mais de seis mil pagantes – apesar de o ingresso só ter custado R$ 3 – a diretoria entregou as faixas aos jogadores que haviam conquistado a Copa do Brasil quarta-feira.

Mas a comemoração ficou mesmo com o Sport, que passou a somar 15 pontos, pulando para a quinta colocação na Segundona. Os dois gols foram marcados por Vinícius, que jogou bem.

Mesmo com seis desfalques (Leo Oliveira, Felipe, Ramalho, Leanderson, Eder e Adriano Chuva), o Sport esteve bem na maior parte da partida.

O time da Ilha do Retiro começou levando pressão do Paulista, principalmente através do meia-atacante Márcio Mossoró, o maior craque do time de Jundiaí.

Mas logo os pernambucanos mostraram poder de reação. Aos 23 minutos, Sandro cobrou falta e o goleiro Rafael fez boa defesa. Cinco minutos depois, Rodriguinho ganhou jogada no meio-de-campo e lançou Vinícius. O atacante invadiu a área e chutou forte, no canto: 1×0. O Sport poderia ter ampliado o placar aos 31, mas Rodriguinho, de frente para o gol, finalizou por cima.

O Paulista foi surpreendido com o esquema do Sport, que atuou com três zagueiros e liberou os laterais para o ataque. No lance mais perigoso do dono da casa, Márcio Mossoró carimbou o travessão de Magrão, aos 44 minutos.

Na segunda etapa, o Sport voltou melhor. Segurou a pressão inicial, e foi criando chances em contra-ataques, principalmente pelo lado direito, com Russo. Aos 25, o lateral invadiu a área e foi derrubado. Pênalti cobrado com força e no canto por Vinícius, marcando o segundo gol leonino.

Depois disso, o rubro-negro recuou. Magrão evitou um gol, num chute forte de Leo. Aos 48, portanto, já no finalzinho, ele nada pôde fazer, num arremate de Bosco.

O Paulista, no entanto, não tinha mais tempo para evitar a queda. O campeão da Copa do Brasil está na 19ª posição na Série B do Brasileiro, com 11 pontos e na zona de rebaixamento.