As finais do campeonato pernambucano 2021 terão uma ferramenta muito importante para ajudar a dar mais equilíbrio e justiça aos jogos. O VAR será utilizado nas duas partidas que decidirão o campeão estadual dessa temporada. A informação foi divulgada primeiramente pelo repórter João Victor Amorim, da Rádio Jornal. O presidente da Comissão Estadual de Arbitragem, Sebastião Rufino Filho, confirmou essa informação.
O VAR, assim como aconteceu no clássico da sexta rodada do estadual 2021, ente Náutico x Santa Cruz nos Aflitos, não precisará ter uma cabine dentro do estádio. Ele será utilizado de forma remota, com os equipamentos sendo operados diretamente da sede da CBF, no Rio de Janeiro. Nas finais, já é certo que teremos essa ferramenta. A dúvida ainda é se o VAR será usado nas semifinais, nas partidas que acontecem nesse final de semana.
A arbitragem de vídeo será utilizada numa final de estadual após quatro anos. Em 2017, na decisão entre Sport x Salgueiro, o VAR marcou presença na Ilha do Retiro e no Cornélio de Barros. Inclusive, até hoje um lance daquele jogo no Sertão é discutido, se a bola realmente saiu ou não num gol anulado do Carcará.
O Náutico e o Sport já estão garantidos nas semifinais do estadual. O Timbu espera o adversário sair da partida entre Santa Cruz x Afogados, que se enfrentam às 21:00 de quarta-feira no Arruda. Já o Leão aguarda quem virá do confronto entre Salgueiro x Vera Cruz, que acontecerá também na quarta-feira, só que um pouco mais cedo, às 18:45, no Cornélio de Barros, em Salgueiro. As semifinais ocorrem no final de semana. A partida envolvendo o Náutico já está marcada para o Domingo de tarde. O jogo envolvendo o Sport ainda não teve nem a data e nem o horário confirmados pela Federação Pernambucana de Futebol.
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.