Vai ter VAR nas finais do pernambucano? Evandro Carvalho, presidente da FPF, fala sobre o assunto

Foto: Tarcísio Augusto/DP

A polêmica da arbitragem. Com os dois finalistas do estadual definidos, Sport e Náutico disputarão o título da temporada 2021, a questão dos árbitros para as decisões entrou na pauta. Arbitragem FIFA? VAR? Enfim, o fato é que esse tema sempre dá pano pra manga.

O presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, em depoimento para o NE45, explicou toda a situação da arbitragem e do processo para que o VAR seja utilizado nas duas decisões.

O VAR é uma possibilidade que nós tentamos para o jogo da semifinal e não houve condições, e que nós estamos tentando também para final e que também não tem garantia. Porque, em que pese todos acharem que a CBF tem VAR, na verdade o VAR é uma atividade empresarial privada, e só tem uma empresa no brasil credenciada, e uma em via de credenciamento e, essas empresas, como ainda não iniciou o campeonato brasileiro, ainda não estão totalmente em atividade. Elas não estão com condições de atender aos múltiplos pedidos e, evidente que existe uma prioridade clara por logística, por uma série de coisas, para o Sul e para o Sudeste. Então, nós não temos nenhuma garantia de VAR. O que eu coloquei para os clubes é que, se o clube não quer correr risco de não ter VAR, quer arbitragem FIFA, foi o que o Sport fez, e o Náutico está decidindo se quer correr o risco de não ter VAR e ter arbitragem local, ou se não quer correr o risco e também quer ir para a arbitragem FIFA. Mas não vai ser possível, por exemplo, ter arbitragem FIFA nos dois jogos e ter VAR nos dois jogos, por uma série de fatores”.

Lembrando que, diante da escolha entre arbitragem FIFA ou VAR, a diretoria rubro-negra optou por ter árbitro FIFA. Assim acabou acontecendo na partida da última segunda-feira, quando o Sport derrotou o Salgueiro por um tento a zero e teve arbitragem do gaúcho Anderson Daronco. Era pra ter o VAR no Clássico das Emoções que garantiu o Náutico na decisão, mas, por questões de logística, não foi possível e, na vitória alvirrubra sobre o Santa Cruz por dois a um, tivemos também arbitragem FIFA, de Rafael Traci. Haja polêmica!