Vitória rubro-negra na Arena do Grêmio é marcada pelo protagonismo da base

gustavo
Meia Gustavo marcou um dos gols da vitória leonina em Porto Alegre (Foto: Anderson Stevens / Sport Club do Recife)

Em situação delicada financeiramente há anos, o Sport tem precisado mais do que nunca de sua base. Nas últimas temporadas, alguns nomes tem chamado atenção: em 2018 Adryelson e Mailson surgiram em meio a uma fogueira no Brasileirão, e em 2021, também num cenário complicado, Mikael e Gustavo tem se destacado. O primeiro inclusive é o artilheiro da equipe no ano, com nove gols.

Titulares contra o Grêmio na vitória do último domingo (3), Gustavo e Mikael fizeram os dois gols rubro-negros na partida. Ambos passaram boa parte de 2021 preteridos por atletas mais experientes, mas que não eram produtivos. No caso do meia, mesmo com um bom desempenho no estadual e Copa do Nordeste, além de exibições interessantes no Brasileiro, acabava perdendo espaço para Thiago Neves. Já o centroavante, que ocupa a artilharia desde o estadual, chegou a ficar atrás de André e Trellez, que juntos fizeram apenas 1/3 de seus gols.

Outro titular no duelo frente aos gaúchos que também vinha recebendo poucas oportunidades era o lateral direito Ewerthon. Desde que teve seu retorno solicitado pelo clube em julho, o prata da casa vinha ocupando o banco de reservas. No entanto, com a suspensão de Hayner, recebeu a chance de começar jogando e teve um bom desempenho.

Na defesa, Chico já havia feito bons jogos improvisado como lateral. Ainda assim, perdeu espaço para Pedro Henrique, que com problemas na regularização, não pôde mais ser utilizado. Chico então voltou a ser acionado no segundo tempo neste domingo e deu conta do recado. Por fim, uma cria da base que cada dia se firma mais como realidade do que promessa: Mailson. Titular em todos os jogos do Leão no Brasileiro, o goleiro fez boas defesas quando o placar estava 1×0 e foi fundamental para a vitória.