Gustavo Florentín comenta treinos intensos no começo de ano do Sport

florentin1
(Foto: Anderson Stevens / Sport Club do Recife)

Desde o dia 4 deste mês, o elenco do Sport deu início aos seus treinamentos visando chegar em forma para as quatro competições que serão disputadas ao longo deste ano. Os nove contratados, incluindo os anunciados oficialmente e os que ainda aguardam exames médicos, se juntaram aos jogadores remanescentes da temporada 2021 que já se fizeram presentes desde o primeiro dia de trabalho e estão em regime de concentração nesta segunda semana. E a preparação tem sido marcada por uma característica que é um dos pilares do técnico Gustavo Florentín: a intensidade.

Desde sua chegada ao Sport, em agosto do ano passado, o paraguaio faz questão de comandar treinamentos que exijam muito fisicamente de seus atletas, tornando o time mais intenso no dia a dia e consequentemente nos jogos. Dentre outros pontos, foi um dos fatores que permitiu que o Leão chegasse a ter uma grande reação durante o segundo turno do Campeonato Brasileiro, evoluindo o nível de suas apresentações e chegando a sonhar com a permanência na primeira divisão, que acabou não acontecendo.

E em 2022, para não diminuir o ímpeto, os Rubro-negros tem treinado em dois expedientes durante a semana. Segundo Florentín, a decisão tem a ver não só com a parte física trabalhada no momento das movimentações, mas também para que haja um controle maior sobre a alimentação e o descanso dos jogadores. Assim, de maneira mais rápida e eficaz, os leoninos tendem a atingir a forma ideal para aguentar o ritmo de jogo dos diversos campeonatos.

”Às 7h30 iniciamos, onde os trabalhos são muito intensos, muito dinâmicos, com esforço grande dos jogadores, então a alimentação tem que ser acompanhada, e o descanso. E à tarde, às 15h30, buscamos que o jogador possa estar minimamente recuperado para a sessão seguinte de trabalhos.”

Gustavo Florentín em treino do Sport no CT — Foto: Anderson Stevens/Sport
Foto: Anderson Stevens / Sport Club do Recife

Florentín avalia positivamente os primeiros treinos do Sport

De acordo com o comandante rubro-negro, o saldo dos primeiros treinamentos foi muito positivo. Satisfeito com a resposta de seus jogadores em diversos aspectos, o técnico do Sport chegou a mencionar que teve atleta atingindo a marca de 30km corridos.

”Primeira semana foi muito boa com todos, com oito sessões de treinamento de segunda a domingo. Jogador que mais correu, correu 30km, em diferentes tipos de trabalho, de futebol, velocidade, técnico-tático.”