A temporada 2021 certamente não estará entre as que os torcedores do Sport gostarão de se lembrar no futuro. Dentro de campo e fora dele, o Leão teve um ano caótico, de resultados ruins, problemas nos bastidores, percalços financeiros e brigas políticas. A maior consequência de toda essas adversidades foi o rebaixamento no final do Campeonato Brasileiro. No entanto, apesar dos pesares, alguns valores conseguiram se sobressair individualmente, sobretudo atletas da base, e a reportagem destaca aqueles que foram os poucos pontos positivos dos Rubro-negros.
No primeiro semestre, as dificuldades já apareceram em grande escala para o Sport. Pelo terceiro ano seguido eliminado da Copa do Brasil na primeira fase, uma campanha vexatória na Copa do Nordeste e a perda da final do Campeonato Pernambucano. No entanto, em meio a tudo isso, os leoninos tiveram na dupla de zaga, composta por Adryelson e Maidana, uma ilha de regularidade. Porém, os dois defensores deixaram o clube no meio do ano.
Outras peças que se destacaram desde os primeiros jogos do ano, mas que muitas vezes não recebiam oportunidades, eram o atacante Mikael e o meia Gustavo. O primeiro foi o artilheiro do time rubro-negro desde o começo de 2021, chamando atenção do mercado nacional e internacional na disputa do Campeonato Brasileiro, quando enfim se consolidou na titularidade com a chegada do técnico Gustavo Florentín. Ao todo, foram 15 gols feitos pelo camisa 99. Já Gustavo, que por muito tempo foi preterido por Thiago Neves e Thiago Lopes, também se consolidou na titularidade sob comando do treinador paraguaio, fazendo 2 gols e dando 3 assistências no Brasileirão.
Defesa foi o ponto forte do Sport
Os pratas da casa chamaram a atenção também no setor defensivo. O maior exemplo foi o goleiro Mailson, que após perder espaço em 2020, agarrou da melhor forma a oportunidade que surgiu em abril depois da lesão de Carlos Eduardo e a má fase de Luan Polli. O camisa 1 foi considerado um dos melhores arqueiros do Campeonato Brasileiro, liderando diversas estatísticas, e também sendo cobiçado por vários clubes. Na lateral direita, Ewerthon se firmou como titular ao substituir o contestado Hayner, mantendo uma grande regularidade e honrando a chance recebida após ter seu retorno de empréstimo solicitado pelo Sport.
Mas nem só de pratas da casa se fez o lado bom do Leão em 2021. A dupla de zaga que foi titular em praticamente toda a disputa do Brasileirão, Sabino e Rafael Thyere, fez um ótimo trabalho. Junto ao volante Zé Welison, lideraram a defesa rubro-negra que conseguiu os melhores números na história dos pontos corridos, sendo vazada apenas 37 vezes em 38 jogos.
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.