Joelinton pode ser vendido pelo Newcastle; Saiba quanto o Sport pode faturar

Sport de olho em Joelinton
Sport de olho em Joelinton

Sport de olho! O técnico do Newcastle, Eddie Howe, afirmou nesta sexta-feira em entrevista coletiva que o clube teria que vender o meia Joelinton caso ele não renove o seu contrato, que vai até 30 de junho de 2025.

Joelinton está no momento se recuperando de uma cirurgia na coxa, e só deve voltar aos treinos em maio, ou seja, no final da temporada do time inglês. Ele disputou 23 jogos pela equipe em 2023/24, marcou três gols e deu três assistências. Por ser o clube formador do jogador, o Leão tem direito à porcentagem de 2,25% do valor em caso de qualquer venda.

E como é feita essa conta para chegar nos 2,25%?

A Fifa estabelece que o clube formador tem direito a até 5% do valor total da transferência, mas, para isso, o jogador precisa ficar dos 12 aos 23 anos no clube. Não é o caso de Joelinton, que chegou ao clube com 14 anos. A conta começa com 0,25% por estar no Sport no ano do seu 14º aniversário, soma o mesmo percentual no ano seguinte e aumenta, temporada após temporada, para 0,50% dos 16 aos 18 anos.

No ano que completou 19 anos, Joelinton jogou por Sport e Hoffenheim, então o percentual de 0,50% é dividido entre os dois clubes. A soma total: 0,25% (14 anos) + 0,25% (15 anos) + 0,50% (16 anos) + 0,50% (17 anos) + 0,50% (18 anos) + 0,25% (19 anos).

E com quem fica o restante dos 5%?

Joelinton só jogou oficialmente no Sport, então ninguém lucra pelo período em que tinha 12 e 13 anos. O restante (2,25%) ficaria com o Hoffenheim, que teve o jogador em seu elenco dos 19 aos 23 anos, mas ele foi o vendedor e o dinheiro está incluído no montante total.

Quem tem a obrigação de pagar esse dinheiro ao Sport?

A Fifa regulamenta que o clube comprador do jogador é obrigado a fazer o pagamento ao clube formador. No caso, a responsabilidade é toda do clube que compra-lo do Newcastle.

Quando esse dinheiro entra?

A regra diz que o clube comprador tem um prazo de 30 dias para efetuar o pagamento ao clube formador.

O Sport segue com direito aos 2,25% em uma outra negociação?

Sim, mas ela precisa ser internacional. Joelinton precisa sair da Inglaterra e ir para outro país para render algo ao Sport. Caso se transfira internamente, o Leão não ganha nada.

ENTREVISTA – RAFAEL FERNANDES, DIRETOR EXECUTIVO DAS CATEGORIAS DE BASE DO SPORT

YouTube video