Rafael Thyere marca gol contra o Ceará no apagar das luzes, e garante classificação do Sport para a semifinal da Copa do Nordeste

Rafael THyere, Sport
Rafael THyere, Sport

O Sport levou a melhor sobre o Ceará, na Arena de Pernambuco, e avançou para a semifinal da Copa do Nordeste. O duelo acabou 2 x 1 para o Leão. Os rubro-negros embolsaram R$ 733 mil de premiação com a classificação, e agora chegam a R$ 4,6 milhões somando as fases anteriores.

O gol salvador foi do zagueiro Rafael Thyere, que marcou nos minutos finais da partida que parecia se encaminhar para os pênaltis. Felipinho, para o Rubro-negro, e Recalde, para o Vozão, foram responsáveis pelos outros tentos.

Classificado, o Leão aguarda o vencedor de Fortaleza x Altos, marcado para acontecer no dia 20 de abril. Lembrando que a semifinal também ocorre no formato de partida única e na casa do melhor mandante, que será o Sport, por ter terminado a primeira fase como líder do Grupo A.

O que aconteceu na partida

O Sport fez um primeiro tempo de imposição na Arena de Pernambuco. Com o técnico Mariano Soso repetindo a escalação pela primeira vez em jogos consecutivos, o Leão ditou o ritmo da partida. Apenas na etapa inicial foram duas bolas na trave por parte dos rubro-negros, com Romarinho e depois Lucas Lima.

Luciano Castan também teve boa oportunidade em cabeçada perigosa. O Ceará se defendia como podia e apostava em contra-ataques, mas não chegou a criar nenhuma chance que assustasse a meta de Caique França. A imposição pernambucana só veio render frutos perto do intervalo, quando Felipinho fez o grito de gol que estava entalado na garganta ganhar voz na Arena de Pernambuco.

Aos 42 minutos, o lateral-esquerdo acertou um chutaço com efeito de fora da área com a perna esquerda, sem chances para Richard: golaço do Sport. No segundo tempo, os alvinegros voltaram decididos a reverter a desvantagem e melhoraram consideravelmente.

Com mais clareza ofensiva e apostando na velocidade de Erick Pulga, o time de Vagner Mancini teve duas oportunidades do empate. Na terceira, o Ceará não perdoou. Matheus Bahia cruzou pela esquerda e Recalde, que havia acabado de sair do banco de reservas, só escorou para o fundo das redes.

O Leão não abaixou a guarda e continuou perseguindo o objetivo de decidir a classificação ainda nos 90 minutos. Mariano Soso acionou Barletta e Tití Ortíz, visando ter mais presença no campo adversário. Curiosamente, foi dos pés de um defensor que veio a vaga. Já nos acréscimos, coube ao zagueiro e capitão Rafael Thyere marcar o gol emblemático e dramático: Sport classificado para as semifinais.

Ficha técnica

Local: Arena de Pernambuco, Recife

Árbitro: Afro Rocha de Carvalho Filho (PB)

Assistentes: Schumacher Marques Gomes (PB) e Luis Filipe Goncalves Correa (PB)

VAR: José Ricarvo Vasconcellos Laranjeira (AL)

Gols: Felipinho e Rafael Thyere (SPT); Recalde (CEA)

Público: 21.366

Renda: 315.019,48

Cartões Amarelos: Pedro Lima e Luciano Castán (SPO); Matheus Felipe, Matheus Bahia, Janderson e David Ricardo (CEA)

Sport 2

Caíque França; Pedro Lima, Rafael Thyere, Luciano Castán e Felipinho; Felipe (Pedro Martins), Fabricio Domínguez (Chrystian Barletta) e Alan Ruiz; Lucas Lima (Tití Ortíz), Romarinho (Pablo Dyego) e Gustavo Coutinho (Zé Roberto). Técnico: Mariano Soso

Ceará 1

Richard; Raí Ramos, Matheus Felipe, David Ricardo e Matheus Bahia; Richardson (Recalde), Lucas Mugni (Guilherme Castilho) e Lourenço; Erick Pulga, Saulo Mineiro (Jean Irmer) e Aylon (Janderson). Técnico: Vagner Mancini