Vôlei: De olho no G2, Sport viaja para Criciúma nesta quarta

Pedro Paulo Canhoto

Na terceira posição do Grupo A da Superliga B masculina de vôlei, o Sport embarca nesta quarta-feira (25) rumo a Criciúma, Santa Catarina, para a disputa do segundo dos quatro Grand Prix. Nos próximos dias 26, 27 e 28, o Leão entrará em quadra com o objetivo de deixar o Sul do País na zona de classificação para as semifinais. As partidas acontecerão no Ginásio Esucri.
 
O Rubro-Negro, com três pontos, faz sua primeira partida em solo catarinense contra o líder da chave, Funvic/Midia Fone-SP, que, com 100% de aproveitamento, possui nove pontos. A partida acontece às 18h (de Recife) desta quinta.
 
Na sequência, o Sport faz o clássico nordestino contra a Universidade Federal do Ceará. Este será o jogo chave para o Leão, pois a UFC ocupa a posição desejada pelos leoninos: a vice-liderança. O duelo será na sexta, também às 18h.
 
“Nosso objetivo é voltar na segunda posição ou com uma diferença menor em números de pontos para o segundo colocado, que atualmente é de três pontos, para tirarmos esta diferença na etapa de Recife”, disse o técnico do Sport Carlos Freitas, o Carlão, referindo-se ao terceiro Grand Prix, o de Pernambuco, marcado para os dias 9, 10 e 11 de fevereiro.
 
Por fim, duelo contra os donos da casa, o Morro da Fumaça, que ainda não pontuou. O jogo será no sábado, às 20h (de Recife).
 
Para o primeiro GP, em Pindamonhangaba, o Sport conquistou uma vitória em três jogos. O rendimento abaixo do esperado já era previsto pela comissão técnica, afinal, o Leão treinara com o elenco completo por apenas quatro oportunidades. Com mais tempo de preparação, Carlos Freitas acredita que seu grupo tenha evoluído tanto física como tecnicamente.
 
“Os atletas estão melhores condicionados fisicamente e estes oito dias de treinos ajudaram bastante para que o grupo se conhecesse melhor, mas agora é preciso jogar para o grupo adquirir ritmo”, declarou o técnico, que acrescentou.
 
“O sistema de recepção e o não aproveitamento de contra-ataques foram fundamentas para que a equipe tivesse altos e baixos. Nos treinos que tivemos ajustamos bastantes estes  aspectos. Acredito que se tivermos um bom aproveitamento nestes dois aspectos vamos fazer boas apresentações e o resultado positivo será consequência do jogo”, encerrou Carlão.
 
Os rubro-negros desembarcam em Santa Catarina nesta quarta e voltam ao Recife no domingo. Dos 15 inscritos, 12 viajarão para Criciúma. Confira a relação:
 
PONTA: Tássio, Rodrigo, Renato e Francismar;
MEIO: José Elídio, Hítalo e Carlos Bambu (novo reforço, vindo do vôlei da Eslováquia);
OPOSTO: Diego e Fabiano;
LÍBERO: Rodolfo;
LEVANTADOR: Bernardo e André;
 
Oito equipes, divididas em dois grupos, disputam a Superliga B. Na outra chave, Apav-Canoas-RS lidera com nove pontos, seguido por Santo André-SP (seis), Remo-PA (três) e Climed/Atibaia-SP (zero). Os dois primeiros colocados de cada grupo disputam as semifinais. Apenas o campeão sobe para a Superliga, principal competição do voleibol brasileiro.